Os vereadores Mauricio Gomes (PSB) e professora Silvana  (PTB), participaram na noite de ontem (04) da palestra sobre tráfico de animais silvestres  promovida pelo IFMT Campus Sorriso. O objetivo do evento foi lançar o projeto de implantação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS-IFMT/SRS.

A palestra “Tráfico de Animais Silvestres e Crime Ambiental”, proferida pelo Dr Egan Green, da Universidade de Radford, especialista em criminologia ambiental explicou aos participantes que esse crime é o terceiro no ranking ficando atrás somente para tráfico de drogas e armas e que o Brasil sendo um país de grande biodiversidade é rota desse tipo de tráfico.

Para a vereadora professora Silvana, que representou o Poder Legislativo, eventos como esse é de suma importância para trazer a comunidade esclarecimentos que esse crime deve ser denunciado. “Importante alertar e informar à sociedade que capturar animais e vendê-los é crime e devemos combater, principalmente quando se fala em cerrado, uma área rica de animais silvestres, alguns quase extintos. Sendo assim, é necessário uma campanha de conscientização e a câmara não se furtará em somar com projetos e programas que diminuam esses tipos de crimes”, destacou.

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres tem como objetivo receber, destinar e triar os animais provenientes de ações de fiscalização ou a entrega voluntaria para o resgate.  O CRAS terá 1.400m² com clínica veterinária, área de quarentena, necrotério, alojamentos, biotério, cozinha veterinária, depósito de resíduos, refeitório e bloco administrativo. Para a construção  existe uma parceria com o Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ibama e Polícia Federal.