Na última semana, os vereadores Bruno Delgado (PMB), Damiani na TV (PSC) e Marlon Zanella (PMDB), estiveram na Assembléia Legislativa de MT, participando do Seminário Fosfoetanolamina Sintética e o Direito do Paciente Oncológico.
Pesquisadores, médicos, entidades, políticos, pacientes e a sociedade em geral puderam debater sobre a substância fosfoetanolamina sintética, mais conhecida popularmente por “pílula do câncer”.
Pesquisadores detentores da patente estiveram presentes e explicaram para todos o que esta substância contribui no tratamento oncológico e quais são as próximas fases da pesquisa cientifica.
O Dr. Durvanei Augusto Maria, que é um dos cientistas relatou que “ a substância demonstra resposta positiva quando é utilizada no tratamento do câncer; ela retarda o crescimento desenfreado das células doentes, protege as que estão boas e faz com que as células tumorais morram por apoptose que é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico”, ressalta.
Já a presidente da ONG Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer, Sra. Carla Pianesso relatou que o encontro serviu para entender melhor sobre a funcionalidade da “fosfo” e a maneira existente para que o paciente possa adquiri-la no Brasil. “ hoje tivemos a certeza que as pesquisas avançaram muito em favor da liberação da substância e que os pacientes, neste momento, conseguem o acesso à ela através do poder judiciário.
O Vereadores da Câmara Municipal, ressaltaram a importância da Fosfoetanolamina no tratamento do câncer, e disseram que o Poder Legislativo está a disposição para futuras discussões sobre o tema.
FONTE: Wésllen Tecchio com Informações site: MTUOL.