Os vereadores Claudio Oliveira, Bruno Delgado, Professora Marisa, Professora Silvana apresentaram o requerimento n° 209/2019 para que Empresa Águas de Sorriso, estudo para captação de água fluvial para fornecer a população.

As diversas causas de impropriedade das águas do subsolo para o consumo humano. As mais comuns e decorrentes de atividades antrópicas são resultantes da infiltração de agentes contaminantes presentes na superfície, podendo ser de natureza biológica ou química, tais como chorume, agrotóxicos, esgotos a céu aberto e oriundos de fossas, líquidos da mineração, descartes da indústria, vazamentos em postos de combustíveis. E os poços mal projetados e executados contribuem para a interação entre os poluentes e a água subterrânea.

A gestão integrada dos recursos hídricos que trata de pensar nas várias fontes de água, integrando as superficiais e subterrânea, bem como considerar o uso e ocupação do solo, sendo que em nossa cidade não há esta preocupação e esse pensamento, podendo ocasionar carência no fornecimento de água, sobretudo nos períodos de estiagem, sendo que a gestão integrada é pensar integralmente nos recurso hídricos inseridos dentro da sociedade, na busca de maior segurança hídrica, e nos sistemas de abastecimento público.

“Esta é uma reivindicação da população e que pode solucionar os atuais problemas existentes do Município de Sorriso com a falta de água! Estamos apontando uma solução rápida e viável para o problema”, destacou Claudio.