Os vereadores Claudio Oliveira – PR, Professora Silvana – PTB, Professora Marisa – PTB, Bruno Delgado – PMB apresentaram na 37ª sessão ordinária o requerimento n° 273/2018 requerendo informações sobre o índice larvário do Mosquito “Aedes Aegypti” no Município.  O Ministério da Saúde alertou no mês de junho para risco de surto de dengue, zika e chikungunya em diversos municípios brasileiros.

Nesses estudo mais de 1,1 mil municípios brasileiros (22% do total) estão com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que esses locais têm altas chances de enfrentar surtos dessas doenças e as ações de combate precisam ser intensificadas.

Os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2 mil municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9%. Outros 1,7 mil tiveram índices satisfatórios, inferiores a 1%. No total, 21 capitais realizaram o Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti (LIRAa), duas capitais fizeram por armadilha e 4 não enviaram informações.

Diante dessas informações do Ministério da Saúde o vereador ressalta o objetivo do requerimento “ Esses números apresentados nos causa preocupação e diante disso se faz necessário esse requerimento para sabermos se o nosso município está em estado satisfatório, de alerta ou de risco, devido estarmos no período de chuva ”, salientou o vereador Claudio de Oliveira.