Na última sexta-feira (01), os vereadores Acácio Ambrosini (PSC), Bruno Delgado (PMB), Damiani na TV (PSC), Marlon Zanella (PMDB), Toco Baggio (PSDB), estiveram visitando o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica em Sinop.

A barragem da usina fica nas áreas dos municípios de Cláudia e Itaúba, o reservatório abrangerá este dois municípios além de Sinop, Ipiranga do Norte e Sorriso. O reservatório terá área de inundação de 337 quilômetros quadrados (km²) ou 33,7 mil hectares, em seu Nível de água máximo normal de 302 metros.

A previsão de investimentos no empreendimento deve chegar à R$ 3,1 bilhão, com previsão de gerar 400 megawatts (MW) e, de acordo com a empresa, o fornecimento de energia elétrica será para 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população de Mato Grosso.

A UHE já fez alguns investimentos em Sorriso, através do programa de apoio aos municípios. O programa atua nas áreas de saúde, educação e segurança. Até o momento, R$: 11 milhões já foram distribuídos aos cinco municípios (Cláudia, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba) em função dos possíveis impactos decorrentes da implantação da usina. O repasse dos recursos é definido junto a prefeituras, a partir de demandas apresentadas pelos respectivos prefeitos.

No final do ano passado, a Sinop Energia entregou a obra do novo Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) de Sorriso. O espaço abriga consultórios e salas de exames, para maior conforto e segurança no atendimento local. Em 2015, também foram entregues duas ambulâncias para o município.

FONTE: Wésllen Tecchio