Com objetivo de firmar parceria para produção de soro antiofídico em Sorriso os vereadores Wanderley Paulo e Celso Kozak estiveram conhecendo o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos – CPPI em Piraquara – PR. O Centro produz uma grande variedade de soros imunoterápicos, utilizados para combater acidentes causados por serpentes, aranhas e escorpiões.

Durante a visita os parlamentares explicaram a preocupação com a constante falta de soros antiofídicos na região e a necessidade em que os municípios do interior precisam levar urgentemente os pacientes para a capital ou mesmo para outros estados em busca do imunizante. “Nossa região possui uma rica fauna com enorme quantidade animais peçonhentos, onde poderá ser viabilizado uma parceria em busca de conseguirmos ter acesso a mais soro, pois o índice de acidentes com animais venenosos é grande e temos que achar uma formula para que tenhamos mais acesso aos soros que salvam vidas ”, pontuou Wanderley Paulo.

O diretor Jairo Queiroz após explicar os detalhes do funcionamento do CPPI sinalizou favorável uma parceria principalmente para a criação de serpentário. “ Sabemos da necessidade e falta da matéria prima em nosso Centro e uma parceria é possível para algumas das fases do processo da fabricação do soro, como um serpentário para a fabricação do plasma”, detalhou

Para o vereador Celso Kozak, toda a parceria é bem-vinda principalmente pelos altos índices de acidentes causados por animais peçonhentos em nossa região. “ Viemos em busca de algumas soluções e acho que poderemos fazer parceria com o Centro como sinalizou o diretor”.

O CPPI foi criado em 1987, com a finalidade com objetivo de atender a demanda de alguns produtos usados para o diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias, bem como da falta de Soros Antivenenos no país.