Sabendo que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, não comporta mais as necessidades de atendimento emergencial e longas filas de espera se formam o vereador Wanderley Paulo – Progressistas foi autor da indicação nº 322/2022 que pede a construção de uma unidade de pronto atendimento - UPA, porte II, aumentando assim o número de pacientes atendidos .
O vereador explicou que a UPA é o pronto socorro do município “Hoje a unidade vem sendo o pronto socorro dos sorrisenses e a sua estrutura física não suporta o grande fluxo de paciente, sendo assim temos que pensar em construirmos a UPA, porte II o mais rápido possível. O objetivo da UPA 24h é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos na unidade ou na UBS sejam encaminhados para as unidades hospitalares. Sorriso possui população superior a 100.000 habitantes sendo assim já está habilitada para ter esse avanço no pronto atendimento hospitalar”, salientou.
Segundo Wanderley Paulo, o Ministério da Saúde através da solicitação do senador Fábio Garcia (UB), poderá atender o município caso o Poder Executivo mostre interesse na construção da nova Unidade de Pronto Atendimento. Em Brasília pude conversar com o senador e pedir a ele uma atenção para algumas necessidades de nossa cidade que cresce 10% ao ano e explicar que com base nesse número populacional, algumas estruturas necessitam se adequar entre elas o setor da saúde”, concluiu.
O vereador disse ainda que o com a construção da nova UPA , o atual prédio por já possuir características de um hospital poderá ser aproveitado para a implantação do hospital ou da maternidade municipal de Sorriso.