Criado em 2013, o Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (CEMAIS) Professora Adriana Maria Damo é um órgão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura responsável pelo suporte à educação especial. Visando dar mais apoio à equipe multidisciplinar que atende no centro, o vereador Zé da Pantanal (MDB) indicou a construção de uma sede própria para o CEMAIS.

Ainda funcionando em prédio alugado pela Administração Municipal, o centro tem como público alvo alunos com deficiências (sensorial, intelectual ou motora), altas habilidades e comportamentos disruptivos clinicamente relevantes nas escolas e Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEIS) da rede municipal de ensino, que necessitem de intervenção da equipe.

O CEMAIS é formado por uma equipe multidisciplinar, composto por cinco psicólogos, duas fonoaudiólogas, três psicopedagogas, uma professora especialista em braile, uma professora especialista em libras e uma profissional técnica em libras. Esta equipe articula todo o trabalho de orientação, acompanhamento, avaliação e atendimentos necessários para o bom funcionamento e melhoria na qualidade do ensino público oferecido pelo município de Sorriso.

A Indicação n° 333/22 foi lida na sessão desta segunda-feira (25) e será encaminhada ao Poder Executivo.