Os vereadores Damiani na TV – PSC, Toco Baggio – PSDB, Nereu Bresolin – DEM, Dirceu Zanatta – MDB e Elisa Abrahão – Patriota, apresentaram durante a indicação nº102/2020 que destaque sobre a necessidade de realização de mutirão de exame de endoscopia digestiva alta, aos usuários da rede de saúde pública do município de Sorriso.

Existem dezenas de usuários da rede de saúde pública do município, que necessitam da realização de exame de endoscopia digestiva alta para o fim diagnóstico correto de doenças e encontram-se aguardando há meses e até anos, pela realização do referido exame.

A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). A mesma é imprescindível para o diagnóstico de muitas doenças que acometem direta ou indiretamente essas regiões e entre as principais, estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.

“Os mutirões vem para ajudar muitas famílias que não tem condições financeiras de fazer o exame. É uma questão de humanidade atender essas pessoas que tanto precisam”, ressalta Damiani na TV.