Na manhã de ontem (11.01), os vereadores, Celso Kozak (PSDB), Diogo Kriguer (PSDB) e Zé da Pantanal (MDB ), estiveram reunidos com o secretário municipal de saúde   , Luís Fábio Marchioro e com o coordenador  da atenção especializada em saúde Matheus Leandra Freiria, para debaterem ações de combate a dengue  em Sorriso, entre as principais destaca-se mutirões, campanhas publicitarias  com trabalho de conscientização.  Os mutirões de limpeza fazem parte das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika, Chikungunya.

Segundo os parlamentares ações de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti e conscientização dos sintomas são de extrema necessidade nesse momento, tendo em vista que os sintomas da dengue são parecidos com a da Covid 19, porém a dengue pode ser evitada eliminando os criadouros.

Diante do exposto o parlamento se colocou a disposição para corroborar com todas as ações realizadas pelo Poder Executivo destacando que com a limpeza dos quintais e a eliminação dos recipientes que possam acumular água parada o mosquito não conseguirá reproduzir, sendo esta uma forma mais eficaz de eliminar o mosquito.

Sintomas

A dengue começa com uma febre alta (39º a 40º). Muitas vezes, é acompanhada de dor de cabeça, fadiga, náuseas, vômitos, vermelhidão e coceira na pele. Também é possível sentir dores nas articulações e pequenas manifestações hemorrágicas, como sangramento nasal e nas gengivas, ao sentir esses sintomas a pessoa deve procurar sua unidade de saúde.