Na manhã desta quinta-feira (10), cerca de 200 jovens nascidos em 2006 e 2007 receberam os certificados de dispensa de incorporação em solenidade realizada no município. A cerimônia, coordenada pelo secretário da 137ª Junta de Serviço Militar de Sorriso, Cleison Fachin, reforçou o vínculo dos dispensados com as Forças Armadas e seu papel como reservistas em situações de emergência nacional.
Durante o evento, foi destacado que, apesar de dispensados do serviço militar obrigatório, os jovens agora integram a Reserva das Forças Armadas e poderão ser convocados em caso de mobilização geral para defender a soberania do país. “Se um dia a Pátria for ameaçada, vocês serão os primeiros a se apresentar”, afirmou um dos organizadores.
O vereador Adir Cunico, representando o Poder Legislativo, dirigiu-se aos jovens, lembrando-os da responsabilidade assumida perante a Bandeira Nacional. “Aos 18 anos, vocês ganham direitos, mas também deveres. Este juramento simboliza o compromisso de sempre servir ao Brasil, seja na vida civil ou, se necessário, na defesa da Nação”, disse.
Os participantes receberam um comprovante de comparecimento e deverão procurar a Junta do Serviço Militar a partir desta sexta-feira (11) para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A orientação é que o documento seja solicitado em até 30 dias.