A Câmara de Sorriso aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei 6/26 que institui o Programa Municipal de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas. Entre as medidas estão o estímulo a uma vida saudável com incentivo à prática de atividades físicas, a realização de campanhas educativas e programas para avaliar os riscos de queda em ambientes públicos e privados.

De autoria do vereador Gringo do Barreiro (PL), a proposta cita que grande parte das quedas pode ser evitada com ações simples, como orientação adequada, adaptações nos ambientes, estímulo à atividade física e acompanhamento multiprofissional. “Além de preservar a qualidade de vida dos idosos, a prevenção reduz gastos públicos com atendimentos de urgência e internações hospitalares”, defende o parlamentar.

O projeto segue em tramitação. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado em mais duas votações e ser sancionado pelo Poder Executivo.