Os vereadores Damiani na TV – PSC, Toco Baggio – PSDB, Nereu Bresolin – DEM, Dirceu Zanatta – MDB e Johnson Ribeiro - PSDB, apresentaram a indicação n° 622/2019 que pede a disponibilização, gratuita, de cursos de capacitação profissional para pessoas com deficiência, no município de Sorriso.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, sendo que 11 milhões delas estão aptas para o trabalho. Apesar desses números, o Brasil contrata apenas 325.291 pessoas com deficiência, de acordo com dados da Relação Anual de Informações do Ministério do Trabalho (RAIS).

A falta da formação profissional é uma dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam na hora de se candidatar para uma vaga de emprego, haja vista que por vezes é exigido alguma formação e a capacitação faz toda diferença para quem quer se encaixar no mercado de trabalho.

Para os portadores de deficiência, o processo e o significado do trabalho não são diferentes daqueles que ocorrem para qualquer outra pessoa, porém, o deficiente para obter seu trabalho e mostrar-se capaz precisa de capacitação profissional.

“O principal motivo para se capacitar as pessoas com deficiência é a oportunidade de adquirirem, conhecimentos e habilidades, com o objetivo de que possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho”, destacou Damiani na TV.