A direção da Apae de Sorriso se reuniu na manhã de hoje, 25, com o presidente da Câmara de Sorriso, Rodrigo Matterazzi, e os vereadores Brendo Braga, Gringo do Barreiro e Prof.ª Silvana para discutir a atual situação financeira da instituição e solicitar apoio dos parlamentares. A entidade atende mais de 240 pessoas, com atendimento especializado em diversas áreas.

 O encontro teve como pauta principal a necessidade de ampliar o repasse previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que destina R$ 2,8 milhões para a entidade.

Segundo a direção, esse valor é insuficiente para cobrir as despesas de pessoal, sendo necessário, ao menos, mais R$ 1mihão no orçamento do próximo ano para garantir o pagamento da folha e evitar riscos de descontinuidade no atendimento.

Além do custeio, a instituição também pediu apoio para a conclusão da obra da nova sede, que precisa ser finalizada até o fim de 2026. A construção está em andamento no bairro Monte Líbano, mas depende de recursos adicionais para ser entregue no prazo.

Os vereadores reconheceram a importância dos serviços prestados pela Apae e se comprometeram em articular o aumento do repasse por meio de emendas à LOA. “Vamos nos reunir essa semana para finalizarmos as emendas impositivas, buscando ajustar o orçamento às necessidades reais da instituição”, frisou Silvana.

Os parlamentares também se comprometeram em articular com o deputado Max Russi, na Assembleia Legislativa, a destinação de recurso para auxiliar na conclusão das novas instalações.

A direção da Apae agradeceu o diálogo reforçando que o apoio do Legislativo é de fundamental importância para garantir tanto o funcionamento adequado da instituição quanto a entrega da nova estrutura que ampliará a capacidade de atendimento às famílias.