Tramitou na 31ª sessão ordinária a Indicação 1008/25, de autoria da vereadora Jane Delalibera (PL), que sugere ao Poder Executivo o estabelecimento de jornada de trabalho de 30 horas semanais para todos os psicólogos que integram a rede pública no município de Sorriso. A medida, segundo ela, tem caráter de valorização profissional e de fortalecimento dos serviços prestados pela psicologia em diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social e outras políticas públicas.
Na propositura, Jane justifica que os psicólogos desempenham funções de elevada relevância social, atuando no acompanhamento e promoção do bem-estar psicológico de crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Diante da amplitude e da complexidade de suas atribuições, é imprescindível que esses profissionais contem com uma carga horária compatível com a natureza de suas funções”, defende.
Para ela, reduzir a carga horária significa investir diretamente na qualidade do atendimento prestado. “Psicólogos menos sobrecarregados tendem a desenvolver atividades com maior dedicação, equilíbrio e eficiência, oferecendo serviço mais humanizado e eficaz à população”, frisa a parlamentar, acrescentando que essa medida também contribui para a saúde ocupacional dos servidores, prevenindo o adoecimento físico e mental, garantindo maior motivação e valorização profissional.
A indicação será enviada para as secretarias municipais de Administração e de Governo.