O Presidente Rodrigo Matterazzi juntamentecom o vereadorGringo do Barreiro representaram o município de Sorriso, um dos maiores produtores de grãos do país, na Conferência Internacional RTRS 2025, realizada nesta semana. O evento é um dos principais fóruns globais sobre certificação, inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva da soja.

Durante o evento, Matterazzi destacou a importância de levar o debate para além das porteiras, chegando até as salas de aula. Ele citou o projeto Agro Educador como um canal para introduzir temas como técnicas de retenção de água, sequestro de carbono no solo e o uso da robótica aplicada ao meio ambiente no currículo da educação básica municipal.

“Discutir sustentabilidade é investir no futuro. Esses assuntos técnicos e ambientais precisam ser compreendidos desde cedo pelas novas gerações, formando cidadãos mais conscientes e preparados”, afirmou o presidente.

Além da conferência da RTRS, a agenda incluiu a participação na Feira VICTAM LatAm, um importante evento para o setor de nutrição animal, que reúne inovações em rações e ingredientes em nível industrial. No local, os vereadores apresentaram os potenciais de Sorriso, dialogando com empresas e especialistas sobre tecnologia e oportunidades de investimento para o município.

A missão técnica foi viabilizada por um convite do Clube Amigos da Terra (CAT) Sorriso-MT, em parceria com Luiza Bruscato, Diretora Executiva Global da RTRS. Os vereadores agradeceram a oportunidade, que fortalece a integração entre as lideranças locais, entidades do setor e fóruns internacionais.

“Foi uma honra representar nossa gente e mostrar que Sorriso não só produz, mas produz com responsabilidade e está aberta para inovação. Essa integração é fundamental para nosso desenvolvimento”, completou Gringo do Barreiro.